Siga o blog também...

25/04/2011

Semana de reciclagem

Lixo domiciliar Em Bauru, são produzidas 200 toneladas de lixo por dia, totalizando 72 mil toneladas de resíduos domésticos por ano.

Todo o lixo domiciliar de Bauru é depositado no Aterro Sanitário, que foi construído com capacidade inicial para 550 mil toneladas de lixo, o que deveria ser suficiente para 15 anos de uso e encontra-se no seu limite, já na quarta camada de lixo. O Aterro, projetado em 1992, está localizado na Rodovia Marechal Rondon, ficando a 15 Km do centro da cidade, na bacia do córrego da Guabiroba. Ocupa uma área de aproximadamente 27 hectares.

O terreno do aterro precisa de tratamento especial, que é feito através da terraplenagem, seguida da compactação e impermeabilização do solo. Na seqüência, são feitos drenos horizontais na base do aterro para a captação do "chorume" (líquido resultante da decomposição do lixo). Juntamente com o início da colocação do lixo, são executados os drenos verticais para a retirada dos gases.

A descarga do lixo só acontece após o preparo da base do aterro. Posteriormente ao lixo ser depositado, ele é distribuído, compactado e coberto com terra.

De acordo com o inventário estadual de resíduos domiciliares efetuado pela CETESB, o aterro de Bauru ocupa uma área de 268.985 m2 e ainda aparece em condições adequadas ao destino dado aos resíduos sólidos.
A quantidade e os tipos de resíduos recebidos no aterro estão ilustrados na tabela a seguir:


Resíduos Sólidos de Saúde (lixo hospitalar)
A Coleta Especial é executada por veículos adaptados que recolhem RSS (Resíduos de Serviços de Saúde), produzidos em hospitais, prontos-socorros, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, laboratórios, motéis, farmácias, bancos de sangue, denominado lixo hospitalar. O lixo é acondicionado em embalagens padronizadas, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e coletado de acordo com agendamento.
Após a coleta, o lixo é levado até o aterro sanitário e depositado em valas sépticas impermeabilizadas com asfalto. No final do dia o lixo é coberto com cal virgem e terra. Por dia são depositados cerca de 1.800 kg de Resíduos Sólidos de Saúde nas valas sépticas do Aterro Municipal, um montante de mais de 300 toneladas por ano.
Coleta Seletiva
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a responsável pela coleta seletiva, atendendo 70% do município no sistema casa a casa, uma vez por semana em cada bairro. Para saber o dia em que o caminhão passa em seu bairro entre em contato com a Semma (14) 3235-1105.
O serviço é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria do Bem Estar Social e da Cooperativa dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis. A Secretaria fornece 3 caminhões, cerca de 15 homens e o combustível para a coleta, a Sebes atua com as assistentes sociais e apoio aos cooperados. O local onde a Central de Triagem está localizada pertence à prefeitura, que cedeu o espaço para o funcionamento da antes Associação e hoje cooperativa, que trabalha com cerca de 30 associados.
O lixo recolhido pela coleta é encaminhado para a Central de Triagem, onde os associados separam o material reciclável manualmente de acordo com categorias como papel, papelão, plástico, vidro, alumínio e rejeitos. O material é pesado e vendido separadamente.
Em média, 3 mil quilos de lixo reciclável são encaminhados para a Central de Triagem por dia.
A pesagem é feita individualmente, ou seja, cada associado deve separar e pesar uma cota mínima por mês ( 1.500 kg ). Diariamente, cada associado separa os materiais, pesando os mesmos individualmente. No final do mês, o valor de cada material vendido é dividido entre eles, de acordo com a quantidade separada e pesada por cada um.

Resíduos Industriais
Ainda existem poucas informações sobre este tipo de resíduo, uma vez que eles são de responsabilidade da própria empresa, que deve dar destinação adequada ao lixo.

Resíduos Sólidos de Construção Civil
Estima-se que Bauru produza em torno de 600 toneladas de resíduos provenientes da construção civil, principalmente de reformas, demolições e de construções novas.
Bauru chegou a ter no passado mais de 100 áreas destinadas para estes resíduos. Em 1994, o município de Bauru regularizou um manual listando áreas que poderiam ser utilizadas para a deposição de entulhos, lista esta publicada abaixo. Algumas destas áreas recebem entulhos até hoje e a maioria está situada em áreas públicas destinadas para praças e demais áreas verdes.
Clique para ver a tabela referente.  
Atualmente, a responsabilidade pelo local de deposição de entulhos é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem escolhido erosões para esta finalidade, como foi o caso da erosão da Pousada da Esperança, aterrada com entulhos. 
Visitem o site: www.vidagua.org .br

Painel da Páscoa 2011

Painel da Páscoa 2011

Feliz Páscoa a todos!!!

18/04/2011

Aerolitos- Tente fazer mais pontos

http://rachacuca.com.br/jogos/aerolitos/

Racha Cuca- Tente resolver o problema!

http://rachacuca.com.br/logica/problemas/passageiros-no-aeroporto/

Professores da rede estadual usam blogs para tornar o ensino mais atrativo

 

Clipping Educacional - Da Agência Imprensa Oficial
Alunos aprendem se divertindo e experiência já traz resultados positivos, aponta professora
Copiar a lição do caderno de colegas quando falta à aula é prática quase obsoleta para os alunos de Matemática da professora Carolina Torres Bonfim da Escola Estadual República do Haiti, na zona leste. "No blog da professora Carol, tenho o conteúdo das aulas e a lição de casa", diz a estudante Camila Delmira Pereira, 10 anos. "É legal estudar assim. Na maioria das vezes, consigo fazer a lição com a ajuda do blog". A garota também entra no MSN ou no Orkut para falar com os colegas de classe e obter mais informações. Se tiver dúvida, posta mensagem à professora.
Gabriel Ferreira, 10 anos, também diz adorar a inclusão da disciplina na rede social. "Quando falto, acesso o conteúdo em casa e estudo sozinho. Não preciso vir à escola para copiar as coisas. É bem melhor assim". Sara Ponticiano dos Santos, 10 anos, gosta dos textos da professora e dos jogos que exigem raciocínio como o que precisa fazer a travessia do rio de seis pessoas da família, um policial e um ladrão. "Consegui decifrar o enigma e fazer a travessia no mesmo dia. Fiquei muito feliz".
Como passa seis horas diárias conectado, Arisson Roberto Rodrigues, 11 anos, se diz viciado e garante: "Fica mais fácil de aprender. Tem a lição dada na sala e os jogos no blog". Também se comunica com os amigos pelo MSN e Orkut. A professora Carol, como é conhecida, criou o blog por "sentir a dificuldade de eles se envolverem com os conteúdos e contextualizarem o aprendizado". Num único ambiente há o conteúdo e os jogos para eles trabalharem o que foi ensinado em sala, explica a professora. Antes do lançamento do blog, em fevereiro, Carol fez a apresentação e as crianças aprovaram a ideia.
Conteúdo e jogoA garotada aprende raciocinar muito mais com os jogos como o Dominó das Frações, Labirinto das Tabuadas e Jogo do Castelo, conta Carol. O site também tem outros atrativos como o espaço para comentários, frases, imagens de bichinhos, tudo sob fundo preto e sem brilho o que evita desgastar os olhos. "As frases fazem sentido para mim", diz Camila. Sara revela que tem uma colega que faz post toda semana. Mas o que o blogueiros mirins curtem mesmo é admirar as suas carinhas nas fotos clicladas pela professora. Por isso, Carol pensa em abrir espaço no blog para a lista de aniversariantes do mês, com as imagens de cada um, é claro. São feitas divulgações de saúde, como por exemplo a prevenção de conjuntivite.
O blog foi criado especialmente para as quatro turmas da 5ª série, depois incluiu duas turmas de 3ª série e agora dispõe de conteúdo para os alunos da 8ª série. É também acessado por alunos de 2º e 3º anos do ensino médio de outra escola onde a professora leciona, a Escola Estadual Miguel de Cervantes Y Saavedra. Por enquanto o blog é acessado pelos alunos em casa ou em lan house já que a sala de informática, com 11 computadores, está com problema de acesso à internet.
Na Escola República do Haiti estudam 1,2 mil alunos. Da 1ª a 4ª série do ensino fundamental, as aulas ocorrem pela manhã. No turno da tarde, recebe os estudantes de 4ª a 8ª series. A diretora, Josefa Maria S. Pereira, diz que a iluminação no local é precária e os problemas com os cabos de rede impedem o acesso das máquinas à internet. A Secretaria da Educação informou que um técnico ira à escola no dia 19 de abril acertar a conexão.
Informação e diversão Já o blog da Escola Estadual Pedro Geraldo Costa nasceu institucional. Criado pela coordenadora de ensino, Heloisa Santana estreou em 2009 com dados de professores e funcionários. Em 2010, passou a divulgar textos de professores e este ano abriu para divulgação de trabalhos dos alunos. "Fotografo a rotina das atividades pedagógicas dos alunos, escrevo as principais informações e faço divulgação nas salas", relata Heloisa.
O mais recente é o estudo de meio ambiente feito pela professora Edileide de Souza Santos. A tarefa era para os alunos de 6ª série do ensino fundamental pesquisar a água potável, o clico da água e consumo sustentável e explicar o resultado obtido para os colegas da 2ª série. "Foi uma empolgação tão grande que ficaram após as aulas para o projeto. Até os que não demonstravam interesse no conteúdo, participaram", diz Edileide.
Para explicar o conteúdo aos pequenos, os alunos incorporaram personagens como o pessoal do Sítio do Pica-pau-amarelo, da Turma da Mônica e o Chaves. Na apresentação, também distribuíram máscaras e panfletos explicativos. "Colocar o trabalho deles no blog valoriza o esforço do aluno e assim eles percebem que a escola é um espaço feito para eles", reforça Edilene.
Contar a história da escolaThais Fresneda de Lima, 14 anos, diz achar interessante as informações do cotidiano da escola estarem no blog. "É importante saber o que acontece". Wallaci Souza de Alencar gostou das fotos e dos projetos dos alunos. Gostaria de ter uma rádio no blog e possibilidade de participar, com postagens. Para este ano a coordenadora estuda a participação dos alunos já que a escola completa 20 anos e o blog contará a sua história.
Mas para isso haveria necessidade de inclusão digital porque são poucos alunos que têm computador em casa. São 1,4 mil alunos do ciclo II (4ª a 8ª séries) do ensino fundamental, ensino médio e EJA que estudam de manhã, tarde ou noite. A sala do Acessa Escola há 18 computadores, mas cinco estão com defeito e falta o responsável pela sala no turno da manhã. O piso do palco, local bastante usado em eventos, continua com cimento rústico. "As condições são precárias", lamenta a diretora, Ester Cardoso de Jesus.
Situada numa região extremamente carente, a escola precisa fazer a inserção social e digital, completa a diretora. "Só assim os alunos aprenderão a lidar com blog, fazer postagens e participarão mais da rotina escolar". Uma das postagens mais elogiadas pelos pais foi a divulgação, com fotos, da visita dos estudantes ao Catavento Cultural. Outra foi a plantação, feita pelas crianças menores, que resultou em jardim. Há, ainda, divulgação sobre como evitar doenças mais comuns em cada época do ano.

Serviço
Blog da Carol
: http://matematicamuitolegal.blogspot.com Blog da Escola Pedro Geraldo Costa: http://pedrogeraldocosta.blogspot.comA História num cliquePara quem tem dificuldade em aprender História ou quer saber mais e gosta de interatividade, vale um clique no blog http://fazendohistorianova.blogspot.com. No endereço, há conteúdos pedagógicos, vídeos, mapas, material de apoio, atividades lúdicas e chat. Foi criado pelo professor Marcos Eli Simões, da Escola Estadual Professor José Nantala Bádeu, de Bragança Paulista, para o aluno passar a entender História e gostar da disciplina.Inclusão Digital nas escolasCriado em 2008, o Acessa Escola da Secretaria Estadual da Educação contabiliza mais de 11,5 milhões de atendimentos. Começou com instalação de salas de informática nas escolas da capital, depois na Grande São Paulo e Interior. No ano passado, 3.213 escolas passaram a ter computadores com acesso livre à internet. O programa prevê atendimento preferencial às escolas de ensino médio e as localizadas em regiões com maior índice de vulnerabilidade social.
fonte:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/

Projeto prevê punições para estudante que desrespeitar professor

Clipping Educacional - Terra
Um projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento nas instituições de ensino. De autoria da deputada Cida Borghetti (PP-PR), a proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Educação e Cultura e de Constituição e Justiça. As informações são da Agência Câmara.
De acordo o projeto de Lei 267/11, em caso de descumprimento das regras escolares, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhado à autoridade judiciária competente.
A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.
Segundo a deputada Cida Borghetti, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, muitas vezes, acabam sem punição.
fonte: http://noticias.terra.com.br

01/04/2011

Estado divulga índice que define o valor do bônus

Cristiane Gercina e Luciana Lazarini

Clipping Educacional - do Agora A Secretaria de Estado da Educação divulga, hoje, o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) alcançado por cada escola em 2010.




As escolas não estão em ordem alfabética. Para localizar a sua instituição, pressione as teclas "Ctrl" e "F" ao mesmo tempo, digite o nome da sua escola na caixa que aparecer e pressione "Enter" Com o resultado, os educadores poderão conferir se o valor do bônus que será pago hoje está correto. Para isso, é preciso conferir a meta da escola e o Idesp de 2009 no site do Programa de Qualidade da Escola. Desde o início da semana, os professores e funcionários já sabem quanto cairá na conta hoje. Eles tiveram acesso ao valor do benefício ao consultarem o extrato do Banco do Brasil nos caixas eletrônicos ou no site da instituição.