Siga o blog também...

15/11/2010

ANOREXIA E BULIMIA

Anorexia e Bulimia
Bulimia e anorexia são doenças ligadas à alimentação. As duas podem levar à morte. Nos dois casos, a pessoa desenvolve horror a engordar e se acha gorda, mesmo quando o mais honesto dos seus amigos lhe garante que ela não está.
Bulimia e anorexia são doenças que acontecem mais em mulheres jovens - mas nada impede que elas surjam em qualquer outro tipo de pessoa. Embora elas sejam mais comuns em adolescentes, já aparecem em meninas de11 anos de idade.
Pessoas famosas como a cantora Karen Carpenter, Terri Schiavo e Ana Carolina Reston morreram por causa da doença.
Anorexia
A anorexia nervosa é uma doença alimentar. Nesse caso, a pessoa se alimenta o mínimo possível, porque acha que está gorda (mesmo quando seus ossos já estão todos à mostra!).
A anorexia nervosa surge mais em meninas jovens. Uma menina com anorexia tem, segundo pesquisas médicas, 10%, de chance de morrer. Alguns sintomas da anorexia:
·         rápida perda de peso
·         parada do ciclo menstrual (o nome médico disso é amenorréia)
·         depressão, ansiedade, irritação
·         desnutrição
·         desidratação
·         pele seca
·         dores de cabeça
·         pressão arterial baixa
·         cor roxa nas extremidades
·         anemia
·         redução da massa muscular
·         letargia (ou seja, muito cansaço)
·         a pessoa não tolera o frio
·         ossos fracos (nome médico: osteoporose)
·         infertilidade (a moça pode não conseguir ter filhos - mas acontece apenas nos piores casos de anorexia)
·         ataque do coração
Bulimia
A bulimia nervosa é uma doença relacionada à alimentação (um "transtorno alimentar", no vocabulário dos médicos).
Na bulimia, a pessoa come muito (parece que está com muita, muita fome). Depois, ela sente culpa porque acha que com toda essa comida, ganhou peso. Aí, ela provoca o vômito, toma laxativos ou diuréticos (remédios que soltam o intestino e que aumentam a produção de pipi), tudo para tentar se "limpar" do aumento de peso. Uma pessoa bulímica pode também fazer exercícios físicos exageradamente, com o mesmo objetivo.
Esse comportamento de comer muito e depois vomitar não acontece todos os dias da vida do bulímico e, sim, de duas a três vezes por semana, mais ou menos. Em geral, o doente come escondido dos outros, guarda comida em baixo da cama, essas coisas.
Como o bulímico fica sempre nesse processo de comer e por para fora, na bulimia a pessoa não perde peso. Por isso, tanto a família quanto os médicos têm mais dificuldade em descobrir a doença.
Alguns sintomas
Uma pessoa com bulimia terá várias complicações de saúde, como:
·         inflamação na garganta (de tanto forçar o vômito)
·         rosto inchado e dolorido (porque as glândulas da saliva incham)
·         muitas cáries nos dentes (os dentes vão ficando horríveis)
·         desidratação, dores nos músculos e câimbras
·         sangramento do esôfago
·         prisão de ventre crônica
·         hemorróidas
·         rompimento do estômago
·         problemas no coração
Em geral, os bulímicos são pessoas depressivas, que se sentem inferiores aos outros. Muitas vezes, a pessoa com bulimia sabe que tem um problema, mas não consegue controlar a doença e a esconde, com vergonha.
Tratamentos
Uma pessoa com bulimia ou com anorexia tem uma doença grave, que deve ser tratada antes que o pior aconteça. Os jornais brasileiros já publicaram vários casos de meninas jovens que, infelizmente, acabaram morrendo por sofrer dessas doenças.
Uma menina com bulimia será tratada por um médico, que fará exames e receitará remédios para ela. Mas ela também terá que fazer terapia, com um psiquiatra ou um psicoterapeuta. O indicado é que até a família do doente faça terapia, porque o apoio dos pais, irmãos etc. é muito importante para a cura. Só assim, lentamente, o doente bulímico poderá deixar a doença para trás.
A pessoa que sofre de anorexia irá se tratar com psicoterapia e o acompanhamento de um médico e até de um nutricionista.
Embora algumas meninas se recuperem sozinhas depois de um caso único de anorexia, a maioria poderá ter problemas muito sérios.
O mais importante, sempre, é a família estar sempre atenta e contatar um médico de confiança em caso de suspeita de qualquer uma das doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário